quarta-feira, 10 de agosto de 2016

SOBRE

Sobre mim

Chamo-me Carla.
Nasci no Porto.
Sou casada e tenho um filho. 

Sou apaixonada por cozinha, por culinária, por comer, por receber pessoas, por partilhar uma mesa, por uma boa conversa à mesa, com família ou com os amigos.
A comida faz parte das minhas memórias.
As memórias de infância, com o meu pai, que cozinhava divinalmente sempre com a porta aberta para receber família e amigos e, com a minha mãe, sempre generosa a partilhar também os seus dotes culinários com quem quisesse aprender.
As memórias das festas de aniversário, comunhões… com a casa sempre cheia, a abarrotar de gente (hoje, nem percebo como cabiam tantos…).
As memórias de uma refeição acabada, uns sentados à mesa e outros nos sofás, a cozinha ainda por arrumar e… silêncio que se vai ouvir cantar o Fado, quase, quase sempre, o de Coimbra. E, se alguém estivesse inspirado, vozes ao vivo se erguiam para acompanhar as vozes do Fado que saiam do gira-discos da Phillips.
São memórias como estas que espero oferecer ao meu filho que também adora ter gente cá em casa. Porque, hoje, é um prazer planear, organizar e concretizar as festas dele… as de aniversário, comunhões, etc. O cansaço do trabalho da noite anterior ao dia de festa é largamente recompensado com o brilho dos olhos do meu filho no momento que entra na sala e vê o ambiente da sua festa. Isso paga tudo. Tudo!
Comida, para mim, é isto! Cozinhar, para mim, é isto! Partilhar, para mim, é isto!
É amor, é paixão, é prazer! São memórias tão, tão boas!
E, por tudo isto, tinha este projeto na cabeça. Há algum tempo confesso… mas a sua concretização era sucessivamente adiada pela loucura e pela correria da vida. Quis a vida e quis o destino que eu abrandasse por uns tempos… e foi assim, com os dias a correr mais devagar e com tempo para me dedicar a mim que nasceu realmente o Meia Malga!
Bem-vindo à minha vida, Meia Malga!
Espero que gostem de passar por aqui! 



Sobre o nome do Blog

Porquê “Meia Malga”? 

O nome do Blog não foi fácil. Não decidi fazer o Blog e, nesse dia, decidi o nome. Não! Tinha mil nomes na minha cabeça e, cada dia, pensava em mais nomes mas, cada vez que fazia uma simples pesquisa no google, percebia que já existiam Blogs com esses nomes, ou com parte desses nomes, ou parecidos, ou alusivos a esses nomes.

“Meia Malga” nasceu de uma sucessão de ideias na minha cabeça. A cozinha, a culinária, a comida, para mim, é amor, são recordações, é família, são amigos, são tradições e, nesta mistura de pensamentos, veio-me à memória a minha querida Avó Celeste que cozinhava tão bem e, sempre que se referia a uma determinada quantidade, numa receita, dizia “uma manchinha”, ou “meia manchinha”, etc. 
A unidade de medida utilizada era “manchinha”. “Manchinha” que significava “mão cheia” ou, como às vezes a minha avó dizia mesmo (quando dizia mais devagar) “mão cheiinha”.
Acho esta expressão tão gira mas facilmente percebi que poucos iam compreender porque é que um Blog ligado à culinária se chamava “Manchinha”.
De repente, lembrei-me que, por vezes, a minha avó também dizia “Uma malga de açúcar” ou “meia malga de azeite”, etc…

E assim nasceu o “Meia Malga”. Ainda por cima, “malga” é uma expressão tão nortenha, de onde eu sou e onde estão as minhas origens. Não hesitei!

A assinatura do nome - “Cheia de Coisas Boas” - veio complementar… porque “meia”… parecia que não estava completa, parecia algo pela metade e não quero nada pela metade! Quero um Blog completo e cheio de coisas boas!

Assim, as duas complementam-se e equilibram-se… “Meia Malga” é a prudência, a calma, a simplicidade, o “keep it simple” e “Cheio de Coisas Boas” é o pleno prazer em cozinhar, em partilhar, é a plenitude de realização que espero que este Blog me traga e que leve… a todos vocês que estão aí, do outro lado…tantas coisas boas!

Bem-vindos ao Meia Malga… Cheio de Coisas Boas!


* Não posso escrever sobre a criação deste Blog, sem agradecer ao meu marido pelo incentivo e por tudo o que fez para que este projeto se tenha concretizado; ao meu filho pelo entusiasmo que me deu e pela ideia para o desenho da marca; à minha querida cunhada Sofia que fez um trabalho absolutamente extraordinário... sem nunca ter feito nenhum, desenhou e criou este Blog (que ficou ainda mais bonito do que aquilo que eu idealizava), que criou a marca a partir da ideia do meu filho e de um desenho meu e que tanto me aturou (e ainda me vai aturar...); à Teresa que, apesar de só termos estado pessoalmente uma só vez, trabalhou generosamente na realização deste Blog; ao Armando pelo suporte técnico; e à Carla pelo apoio linguístico e por todo o entusiasmo. E a todos aqueles que sabiam deste projeto e tanto me apoiaram e incentivaram. Não teria sido possível sem vocês. Muito obrigada de coração!

11 comentários:

  1. Esta o máximo ! Parabéns ! ❤️❤️❤️❤️Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão bom teres gostado, Sandra! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Estou adorar! Uma malga cheia de coisas boas! Conheço bem a expressão e é tal como dizes! Continua aí! Nós também!

    ResponderEliminar
  4. Estou adorar! Uma malga cheia de coisas boas! Conheço bem a expressão e é tal como dizes! Continua aí! Nós também!

    ResponderEliminar
  5. Que bom, Ilda! Obrigada. Grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Meia malga cheira-me a sopa de couve e feijão a ferver. Dá-me uma fome terrível e leva-me de volta à infância em que a malga servia ao pequeno almoço para o leite com café ou às principais refeições para a sopa. "Mas só meia malga que é para os meninos não entornarem!!!" (conselhos da avó)
    Adorei. Continue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom. Só vi este comentário agora... estou com problemas nos comentários e sem os conseguir resolver. É isso mesmo! Essas recordações acompanham-nos para sempre. Obrigada e um beijinho

      Eliminar
  7. Vim aqui e fiquei fã. Parabéns e muito sucesso! Obrigada pelas partilhas. Conheço as expressões manchinha e malha. Sou da beira alta

    ResponderEliminar
  8. Descobri hoje o seu blog e adorei! Parabéns! Vou seguir as suas publicações que considero serem de muito bom gosto! Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, onde posso encontrar os paus de canela grandes para mexer a sangria?
    Obrigado

    ResponderEliminar