domingo, 11 de dezembro de 2016

Dezembro


Gosto muito do mês de Dezembro.
Gosto muito do Natal.




















Gosto dos preparativos do Natal.
Gosto do que o Natal representa - o nascimento do menino Jesus; mais disponibilidade para estar com quem gosto; cumprir tradições; viver a alegria e o entusiasmo do meu filho e de todas as crianças; cuidar de quem gosto; estar presente e deixar-me envolver na magia do Natal. Eu sei… posso fazer isto durante todo o ano. Posso e tento fazê-lo! Mas este mês e esta época têm magia. Não há como negar.


Agora, vamos lá ver… tudo isto seria muito bonito se tivéssemos todo o tempo para gozar e viver tudo com a dedicação que a época merece.
Devia ser como nos filmes sobre Natal… os dias são compridos, as pessoas (parece que) não trabalham, estão com a família, fazem bolos, compram a árvore, vão à missa, praticam a solidariedade, cozinham e recebem os amigos e a família durante vários dias, as famílias discutem mas fazem as pazes e vivem felizes para sempre, as mães fazem tartes, as pessoas visitam o campo, à noite, bebem chá e comem bolachinhas a ver os filmes de Natal. Assim é que devia ser - o tempo parava e só corria para nos dedicarmos ao Natal.
















Mas não é assim. O tempo não pára. Pelo contrário, até parece mais frenético nesta altura.
Por isso, todos os anos faço um esforço para “equilibrar” e “enganar” o tempo. Não sou uma rapariga muito organizada, daquelas que em Novembro já compraram todos os presentes de Natal, já têm a Ceia planeada, já reservaram dias na agenda para fazer um programa especial com o filho, já marcaram o jantar de Natal com os amigos do coração, já separaram os brinquedos velhos do filho para dar a outras crianças…

Não sou assim organizada mas todos os anos me entrego ao Natal.
Gosto de passear na Baixa do Porto, percorrer as casas de sempre, viver a magia da cidade.
Gosto de procurar um papel bonito, os fios, as etiquetas para fazer embrulhos bonitos.















Gosto de fazer a árvore de Natal e cumprir as tradições. O pai monta a árvore, o primeiro enfeite é colocado pelo filho, a estrela também, os três enfeitamos a árvore, o pai é o primeiro a desistir, o filho a seguir e eu… claro, fico até ao fim! :) E, connosco… sempre Christmas in the Heart de Mr. Bob Dylan .
Esforço-me por separar os brinquedos velhos para entregar associações e sensibilizar o meu filho para o que isso representa.














Gosto de combinar com a família o que cada um faz para a Ceia e para o dia de Natal. Nós, as senhoras, dividimos, por cada uma, os doces e a divisão já segue uma tradição porque equipa que vence não se muda. Gosto da conversa que temos todos os anos sobre isto e, de todos os anos, ouvir os senhores a dizer - “não exagerem nas sobremesas”…
Gosto de me lembrar dos doces que as minhas avós faziam e de me aventurar em fazê-los.














Adoro as cúmplices combinações com a Ana e com a Sofia sobre os pormenores e as futilidades do Natal - organizar a decoração da Ceia; procurar as camisolas iguais para os meninos vestirem; iniciar uma tradição (idealizada há muitos anos mas concretizada desde o ano passado) - comprar camisolas de Natal iguais para as três. Já compramos as deste ano e estamos histéricas com mais pormenores! Todos os anos levamos a cabo um movimento para que os nossos maridos também usem camisolas de Natal mas, até agora, não fomos bem sucedidas… não percebemos porque resistem! O que nos divertimos com isto! É fútil?!? Talvez seja mas, nesta altura, ficamos ainda mais próximas do que já somos. Divertimo-nos, rimo-nos, estamos juntas e isso supera toda e qualquer futilidade.

Gosto do "filme" que eu e a Ana fazemos todos os anos - na Ceia, à meia-noite, toca uma sineta qualquer e aparece, num determinado sítio, um miminho para cada criança. Dizemos que é do Pai do Natal. O meu filho já não acredita e conta aos mais novos que nos viu colocar a prenda, ou que viu alguém com o sino, ou que não é do Pai Natal porque o Pai Natal não compra papel de embrulho no IKEA! Esta foi muito boa!!!! Acho que até os mais novos já desconfiam que não é o Pai Natal. Não sei porquê... o Pai Natal existe! Só não tem tempo de fazer tudo e precisa de uma ajudinha das mães.
Gosto quando a minha mãe e as minhas tias se lembram das músicas de Natal e começam a cantar… e gosto da parte dos senhores dizerem “pronto… lá vão elas!” :)
Gosto de ver o presépio na Igreja e de ouvir o coro a cantar músicas de Natal.


Portanto, este Blog entrou em modo Natal!




















A próxima receita dos bolos do casamento é uma receita de Pão de Ló para serem vocês a fazerem o Pão de Ló do vosso Natal. Depois dessa receita, fazemos uma pausa na partilha dos bolinhos do casamento porque há outras receitas que, nesta época, quero partilhar convosco. Receitas especiais para o Natal. Espero conseguir “fintar” o tempo para ter tempo para isso!

Vivam a época de Natal e divirtam-se!

2 comentários:

  1. Como eu me identifico com tudo o que escreves. Tb eu gostaria que tudo fosse assim. Não sendo possível vamos celebrar o Nascimento do Deus Menino da melhor maneira possível, em família e com todo o amor do mundo. Abraço gr para todos vós e um Santo e Feliz Natal. Fico à espera de novidades

    ResponderEliminar