sábado, 17 de dezembro de 2016

Pão de Ló... para o Natal

Bolo dos Noivos - IV

No casamento do meu irmão, decidi fazer um bolo que era tão somente uma receita de Pão de Ló. Não coloquei nenhuma cobertura. Fiz numa forma redonda e apenas enfeitei com uns morangos e a folhagem dos mesmos que um amigo me ofereceu para o efeito. Eram morangos plantados em hidroponia e têm um sabor fantástico.
Decidi fazer este bolo para o casamento, a pensar nas pessoas que não gostam de coberturas ou que tão somente adoram Pão de Ló.























Esta receita foi dada por um aluno à minha mãe e descoberta por mim há poucos anos. A minha mãe sempre teve um daqueles livros “de fole”, para guardar receitas. Sempre fui fascinada por esse livro, cheio de papéis pequeninos com receitas, escritos pela minha mãe, ou pelos seus alunos, ou por mim, ou pelas suas amigas ou pelas minhas tias e também com recortes de receitas em revistas, etc.
Pois claro… há uns anos, a minha mãe ofereceu-me essa relíquia que eu guardo como um tesouro. E adoro ler as receitas e a experimentá-las.
Quando fiz esta receita, adorei. Confesso que nem gosto muito de Pão de Ló… talvez porque a maioria deles é muito cozido ou mais seco e não aprecio tanto. Mas gosto muito desta.














Como disse no post anterior, o Blog entrou em modo Natal e esta é a receita ideal para esta altura. Desde há uns anos para cá, não compramos Pão de Ló para o Natal. Tenho várias receitas de Pão de Ló e é um dos doces que fica a meu cargo. Esta é uma delas.




















É extremamente fácil de fazer e, se tiverem oportunidade para fazer esta receita ao fim da tarde do dia 24, vão adorar comer Pão de Ló, ainda morno, na Ceia de Natal. E podem fazer minis para as crianças!

Ingredientes:
9 ovos (5 inteiros e 4 gemas)
190 gr de açúcar
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos

Receita:
Aquecer o forno a 200º.
Colocar numa taça os 5 ovos inteiros e 4 gemas, juntamente com o açúcar. Bater com a batedeira, durante 10 minutos, no mínimo.
Envolver, nessa massa, gradualmente, a farinha (já previamente misturada com o fermento). Já todos sabem como se envolve mas, para quem chegou agora ao Blog, envolver significa que a colher de pau, vai do canto inferior esquerdo para o canto superior direito da taça, virada para baixo, e vem do canto superior direito para o canto inferior esquerdo, virada para cima e volta tudo ao princípio… Sempre levemente e, nesta massa, com movimentos suaves até que todos os ingredientes estejam envolvidos e vejam as tais bolinhas do ar.

A receita original diz para barrar uma forma de buraco com manteiga e cobrir com açúcar. Fica ótimo porque a crosta do bolo fica molhada.
Mas, na grande maioria das vezes, forro a forma com papel próprio para Pão de Ló. Compro na fantástica Casa Januário mas a maioria das casas da especialidade também vende.
Neste caso, colocam as folhas de papel na forma e, com as mãos, adaptam o papel à forma. Não se preocupem pois não vão conseguir esticar o papel todo mas aqueles bocadinhos de Pão de Ló que ficam agarrados às pregas do papel, são os melhores.
Deitar a massa na forma barrada ou por cima do papel, consoante o caso.

Reduzir a temperatura do forno para 189º/190º e colocar o bolo. Vai depender dos fornos e do tamanho da forma mas normalmente coze em 20 a 30 minutos (mas pode demorar mais tempo). Vão fazendo o teste do palito e tirem quando sentir migalhas mas não muito cozido. É extremamente importante que não deixem o bolo cozer demasiado. Se começar a queimar em cima, coloquem papel vegetal por cima da forma. Não se distraiam nesta parte do forno!

Nesta receita, experimentei a minha nova KitchenAid e fiquei absolutamente maravilhada! É espantosa! As massas ficam super fofas… Que máquina! Adoro!!!!




























































































Como viram, a receita é muito fácil e um Pão de Ló feito em casa sabe sempre melhor e vai ficar lindo na mesa de Natal!

Beijinhos e até já!

5 comentários:

  1. O melhor pão de ló do mundo! Testado e mais do que aprovado. Obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Obrigada eu por estares sempre aí! É um orgulho saber que a Maria faz este Pão de Ló tão bem! 💓💓😘

      Eliminar
  2. Oh! Oh! 🎅🏻 Acho que vai estar na nossa Ceia de Natal lá de Casa 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa só agora responder, Sónia! Espero que esta receita tenha feito parte da vossa Ceia de Natal! Beijinhos

      Eliminar
  3. É MUITO BOM, JÁ O FIZ IMENSAS VEZES!

    ResponderEliminar