domingo, 4 de novembro de 2018

Bolo de chocolate com nozes e amêndoas - receita Jamie Oliver

Bolo dos Noivos - VI

Dois anos! No dia 23 de outubro, o Meia Malga fez dois anos! O tempo voa mesmo! Voa tanto que só agora consegui escrever este post.🙈
Para assinalar o aniversário, vamos festejar com um bolo do Jamie Oliver.
É um bolo absolutamente delicioso, muito rico e nobre, uma sobremesa especial para impressionar e para ocasiões especiais como um aniversário.




















Este foi um dos bolos do casamento e, naquele dia, aconteceu algo caricato com esta receita.


Como vos contei, na altura... naquela aventura louca de fazer mais de 20 bolos, sózinha num só dia, fui muito organizada. Escrevi tudo o que ía fazer, escolhi os pratos para cada um dos bolos, etc. A linha de montagem estava definida. Cada bolo que era feito, saía da cozinha para a mesa da sala onde era colocado no respectivo prato onde ía ser servido, papel vegetal por cima e a outra camada por cima para não colarem.
Cerca de 8h após ter iniciado a empreitada dos bolos, desligo o forno, respiro fundo e penso... "Ufa! Consegui! Estou de rastos mas consegui"... vou para a mesa da sala contemplar o meu trabalho... e olho para os pratos todos com os bolos, tudo lindo e... (pânico) um dos pratos estava vazio!!! Como?! Não estava a perceber. Fui à cozinha picar a lista dos bolos e faltava um! A sério?! Eu de rastos... e qual faltava?!?... aquele que requer uma atenção especial... o bolo de chocolate, noz e amêndoa do Jamie.
Estava mesmo sem forças para fazer este bolo e... olhei à volta e comecei a pensar... como vou fazer um bolo em 10 minutos? E o que fiz!? Adaptei a receita básica, básica de um bolo de chocolate que já tinha feito e substitui a farinha por amêndoa e noz picada! Desculpa Jamie mas teve de ser. E não é que ficou deliciosa? (quando partilhar a outra receita desse tal bolo de chocolate... explico-vos esta conversão)

Mas agora partilho a receita original do Jamie (livro "Jamie Oliver regressa à cozinha") com as minhas ligeiras adaptações.

Ingredientes:
150 gr de amêndoa sem pele (já coloquei com a pele e fica óptimo)
150 gr de nozes
300 gr de chocolate (de preferência com 70% cacau - uso sempre Pantagruel)
1 colher de chá de cacau em pó
120 gr de açúcar
255 gr de manteiga (uso sempre Becel culinária)
6 ovos grandes
sal

Receita:
Aquecer previamente o forno a 190 graus.
Picar as amêndoas e nozes num robô de cozinha. Acrescentar o cacau em pó e o chocolate partido em pedaços e triturar de novo. Podem optar por triturar tudo muito bem para que os ingredientes fiquem reduzidos a pó ou triturar grosseiramente para que possam sentir os pedaços de chocolate ou de frutos secos no bolo (eu prefiro desta forma como podem comprovar nas fotos).
Bater as gemas dos ovos com o açúcar (10 minutos no mínimo). Acrescentar lentamente a manteiga e continuar a bater. (O Jamie faz o contrário mas eu inverti a ordem e gostei do resultado.)
Acrescentar a esta massa - envolvendo - a mistura dos frutos secos e do chocolate.
Por fim, envolver, na massa, as claras previamente batidas em castelo com uma pitada de sal.
Deitar a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Podem também forrar a forma com papel vegetal se quiserem um bolo mais perfeitinho - nestes não usei e, por isso, ficaram com este aspecto rústico que adoro.
Cozer no forno a 190 graus durante cerca de 1h mas, a partir dos 45 minutos, recomendo fazerem o teste do palito. É um bolo que não deve ficar seco mas sim húmido e a esfarelar!
Podem servir simples, ou com gelado, ou com chantilly, ou com frutos vermelhos...

Como podem ver, a aparência e grau de humidade do bolo vai depender do tempo de cozedura e do tamanho da forma. Formas pequenas com pouco tempo de forno, produzem bolos fofos, húmidos e mais esfarelados. Formas maiores, produzem massas mais secas porque tiveram mais tempo de forno. É só escolherem o que gostam mais! 😊




















Eu tenho uma relação de "amor/ódio" com bolos de chocolate e há poucas receitas que me fazem amar fazer bolos de chocolate. Esta é uma delas. Com esta receita, faço as pazes com os bolos de chocolate.














É delicioso, tem um aroma forte e é um bolo requintado. Especial para momentos especiais como um aniversário do Meia Malga.
Obrigada a todos pelo carinho e por estarem sempre aí.
Beijinhos e boa semana!


1 comentário:

  1. Olá
    Adoro este bolo. Já o fiz mais de uma vez mas desta vez ficou baixinho... .porque será? ??

    ResponderEliminar