sábado, 22 de dezembro de 2018

Bolo Rei

Não sei dizer concretamente desde quando mas, nos últimos anos, o Bolo Rei do Natal faz-se em casa. Faço a massa umas boas horas antes da ceia... de preferência logo de manhã, fica a levedar o dia todo e, quando vamos para a mesa na Consoada, o Bolo Rei vai para o forno cozer, ou seja, é servido quente, nas sobremesas.😉














É tão fácil de fazer que vão querer fazer também. A confecção é muito rápida. Demora tempo porque a massa tem de levedar duas vezes mas, nessas horas, estamos a fazer outras coisas - cozinhar, ver um filme, comprar as prendas de última hora... 😅

Eu faço o Bolo Rei desde que tenho mega ajudantes para bater a massa (Bimby e KitchenAid) porque, apesar de o ideal ser amassar com as mãos, nem sempre o tempo que temos nesse dia ou as minhas costas, o permitem. Há que facilitar a vida!
Como em tudo, o principal segredo para este Bolo Rei ficar fofo, húmido e com uma massa espectacular, é a escolha dos ingredientes. As frutas não são cristalizadas, são frutas próprias para Bolo Rei, têm calda que vão libertar para a massa. A manteiga é própria para Bolo Rei. Os frutos secos devem ser bons também. Todos os anos compro estes ingredientes na Casa Januário. Provavelmente, existem outros sítios para comprar as frutas e a manteiga mas eu não conheço.
As frutas estão partidas em pedaços pequeninos como eu gosto (e ainda as podem partir mais com uma faca, antes de a utilizarem). Sempre adorei Bolo Rei mas, quando era mais nova, tirava as frutas todas, uma a uma, à medida que ia comendo a fatia. Mesmo assim, nunca fui fã de Bolo Rainha porque as frutas dão humidade ao bolo. Agora que sou crescida, já como tudo! 😁

















Ingredientes:
70 gr de açúcar (sim, só esta quantidade!)
4 gemas
casca de 1 limão e de 1 laranja
130 gr de leite
110 gr de manteiga para Bolo Rei
20 gr de sumo de laranja
450 gr de farinha
40 gr de fermento de padeiro (o ideal é comprar nas padarias ou fazer em casa mas é outro campeonato) 
1 pitada de sal
Frutas para Bolo Rei e frutos secos a gosto

Preparação:
*Misturar o açúcar com as raspas da laranja e do limão. Se tiverem um robot de cozinha, pulverizar o açúcar com as cascas.
*Bater aquele açúcar e as gemas durante 10 minutos.
*Adicionar a manteiga (temperatura ambiente) e depois o leite. Sempre a bater.
*De seguida, adicionar o sumo de laranja e, por fim, o fermento. Bater até estar tudo ligado.
*Adicionar a farinha e bater até chegar o ponto de amassar. 
Aqui, depende de como vão fazer. Se estiverem a fazer tudo num robot, a meio da quantidade de farinha, mudem as varas para pás de amassar senão as varas vão partir... não digam que eu não avisei. Se forem amassar à mão, adicionar a farinha até as varas conseguirem bater sem dificuldade. A partir daí, amassar com as mãos.
A massa deve ser bem amassada e sovada! Podem acrescentar farinha se acharem que precisa (se a massa ficar agarrada à bancada, taça, ou mãos, precisa!)
*Cobrir a massa para levedar (uma ou duas horas) até ao dobro do tamanho. 
*Quando isso acontecer, amassar outra vez, juntar frutas, frutos secos e tudo o que quiserem. 
*Fazer o formato de rosca / bolo rei, colocar as frutas de topo e montinhos de açúcar humidificado por cima (açúcar em pó misturado com umas gotas de água previamente). Colocar no tabuleiro e cobrir com um pano. 
*Deixar repousar num sítio quente até à hora da ceia para levedar de novo. 
*Pincelar com gema de ovo e colocar no forno pré-aquecido a 180 graus. O Bolo Rei coze muito rápido. O tempo de cozedura depende de como gostam do Bolo Rei (mais cozido ou mais húmido). Eu prefiro pouco cozido, mais húmido e, por vezes, a cozedura nem chega a meia hora. Devem estar atentos pois é mesmo rápido. Fazer o teste do palito.
*Colocar num prato bonito. Podem colocar mais açúcar em pó no topo!
 E... tchanammm, vão surpreender quando chegarem à sala com um Bolo Rei quente. 
Tudo isto só tem um "senão"... a partir do momento que façam isto, a vossa família nunca mais vai comprar Bolo Rei e vão todos os anos, pedir Bolo Rei, quente e caseiro, para o Natal! Comigo foi assim ... já é tradição fazer o Bolo Rei e Pão de Ló em casa. 
















Feliz Natal para todos! 🎄

1 comentário: