domingo, 20 de novembro de 2016

Colchão de Noiva


Bolo dos Noivos - II
Um dos Bolos do Casamento foi o “Colchão de Noiva”.
Acho este nome tão giro. Não sei qual a origem do nome mas imagino que esteja relacionado com o facto de ser um bolo tão fofo, tão delicado, tão “angelical” que está conotado com a delicadeza e beleza de uma noiva.

A primeira vez que fiz este bolo foi na Primeira Comunhão do meu filho - uma aventura que talvez um dia conte aqui - mas fiz numa forma de tabuleiro e servi aos quadradinhos.

Fiz este bolo para o aniversário de uma querida e grande amiga - umas das minhas “irmãs do coração”. Daquelas pessoas que, quando nos conhecemos, ficamos com empatia para toda a vida e somos inseparáveis.
Foi um almoço surpresa muito bem organizado pelo marido e eu, claro, fiquei responsável pelo bolo de aniversário!

Não hesitei na escolha da receita pois a minha amiga tem a doença celíaca. É uma doença auto-imune que ocorre em pessoas com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten. Os doentes celíacos têm de seguir um regime alimentar isento de glúten. Este bolo não tem glúten. Nem mesmo a cobertura.

Pois, então, fiz o bolo na manhã da festa e terminei “em cima da hora”. Não tive tempo para montar cenário para tirar fotografias mas, mesmo assim, tirei umas fotos em 2 minutos e arrancamos para a festa...































Concluindo, almoçamos, conversamos, divertimo-nos e, antes de cantarmos os parabéns, raptei o bolo, montei um cenário no terraço e ainda tive a sorte e o privilégio de usar peças do lindo serviço de chá que era da avó da minha amiga! Sim, fiz isso no meio de uma festa mas estava em família!
E, melhor ainda, tive uma equipa maravilhosa - eu só tinha de tirar as fotos e dar orientações na mudança dos adereços! Muito melhor do que estar sozinha!
Já não havia muita luz para as fotos mas, para mim, estas fotos têm muito significado porque foram tiradas numa festa fantástica. Foi um dia muito feliz… como tu mereces! Que todos os dias sejam assim para ti!

Vamos lá a esta receita…

Bolo

Ingredientes
casca de um limão
160 gr de açúcar
6 ovos
100 gr de fécula de batata
1 colher de chá de fermento

Era uma grande festa por isso o bolo das foto tem o dobro destes ingredientes.

Antes de iniciar a receita, tenho de fazer um aviso - em (quase, quase) todas as receitas que faço, reduzo significativamente a quantidade de açúcar. Para terem uma ideia, esta é uma adaptação minha de uma receita que utiliza 250 gr.

Pré-aqueça o forno a 220º graus.
Retire a casca do limão, de preferência com um descascador para ficar bem fininho. Num robô de cozinha, pulverize o açúcar com a casca de limão. Se não tiver robôt, não há qualquer problema. Em vez de retirar a casca do limão, raspe o limão, misture com o açúcar e reserve.

Separe as gemas das claras.
Bata as claras em castelo com uma colher de sobremesa de açúcar, até ficarem bem firmes. Reserve e afaste de uma fonte de calor.

Bata as gemas com o açúcar e a raspa de limão. Já sabem, o ideal é bater, no mínimo, 10 minutos. Aos poucos, adicione a esta mistura, a fécula de batata misturada com o fermento e envolva levemente.

Por fim, adicione, as claras em castelo à massa - gradualmente (nunca tudo de uma vez) - e envolva. Já sabe como se envolve

Trate esta massa com muito jeitinho e com “falinhas mansas” por isso envolva levemente e com movimentos cautelosos porque a massa é muito delicada.

Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal e unte o papel vegetal novamente com manteiga. Para forrar o fundo com papel vegetal, coloque a forma em cima do papel vegetal e corte pelo diâmetro (não precisa de ser exatamente igual - é preferível mais pequeno do que maior). Se tiver paciência, coloque papel vegetal nos lados da forma… eu nunca tenho paciência para isso!
Polvilhe a forma com fécula de batata (assim, garante mesmo a isenção de glúten) e sacuda bem.

Reduza o forno para 200º, coloque metade da massa na forma e leve ao forno a cozer durante cerca 10 a 15 m. Depende dos fornos mas estejam atentos. Façam o teste do palito e não se deixem enganar pelo ar pálido deste bolo porque ele fica mesmo assim!

Coloque papel vegetal num prato ou numa tábua e desenforme. Retire o papel vegetal que ficou por cima. Repita toda a operação com a outra parte da massa.
Vão ver… a massa fica super fofa e delicada.
















Creme

Ingredientes
600 gr de leite
40 gr de farinha maizena
120 gr de açúcar
2 ovos
gotas de limão
côco ralado q.b.

Misture todos os ingredientes com uma vara de arames, coloque num tachinho e leve ao lume médio alto… sempre, sempre a mexer com a vara de arames (ou colher de pau, se não tiver). Nunca pare de mexer e a certa altura, o que é liquido começa a ficar espesso, como que… por magia. Nessa altura, reduza o lume e continue sempre a mexer.

Logo de seguida, deve começar a montar o bolo. Não deixe esfriar completamente o creme para não solidificar. Se estiver um pouco solidificado quando montar, bata com força com a vara de arames.

Coloque um dos bolos no prato onde o vai servir. Faça-o com cuidado mas não se preocupe se a parte de baixo do bolo ficar agarrada ao papel vegetal que colocou no prato onde desenformou - é normal - por isso, é que colocamos o papel vegetal no prato.

Coloque, em cima desse bolo, uma boa camada do creme e espalhe. Coloque o outro bolo, em cima. Verta o creme por cima de todo o bolo e, se for necessário, espalhe os lados com uma espátula.

Cubra com côco em cima e dos lados. Sabem como se coloca côco dos lados? Fácil - com uma mão, inclina-se (só um pouquinho) o prato e atira-se o côco, com a outra mão, para o lado que ficou mais alto. Vamos rodando o prato e fazendo isso até o bolo ficar completamente coberto de côco. Vai ficar a bancada toda suja à volta? Vai! Mas é por uma boa causa.

Delicie-se com esta fofice!

5 comentários:

  1. Fofo ... Fofinho ... Fofice ...
    E tu és uma Fofura por toda esta partilha! 🐶

    ResponderEliminar
  2. Faço muitas vezes este bolo... é sempre um bolo de festa. Da próxima vez, a receita será esta! beijinho e obrigada pela partilha tão mimosa.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Quando fizeres esta receita, quero saber o que achaste! Obrigada e beijinho😊

      Eliminar