terça-feira, 11 de julho de 2017

Os tomates da horta e um jantar

Para quem ainda não sabe... existe uma ⌗hortameiamalga e podem espreitar aqui 😊
A horta é pequena e depois conto-vos tudo!
Mas agora quero falar de tomates fresquinhos, daqueles que sabem a tomate! Agora quero falar de passar as mãos pela ramagem dos tomateiros e ficar no ar um cheirinho delicioso... conhecem esse cheiro?
Eu adoro tomates e fiquei maravilhada com os primeiros da minha horta!
Numa manhã... a colheita dos meus tomates... da minha horta deu-me logo ideias para um jantar (leve) de petiscos para esse mesmo dia!













Os primeiros tomates da horta foram - Tomate Coração de Boi e Tomate Cereja! O vermelho e o cheiro destes tomates é impressionante!
Eu gosto tanto! Uma das minhas memórias mais antigas leva-me à cozinha da minha avó Celeste, tão pequena que tinha de me colocar em bicos de pés para conseguir alcançar a taça que estava no meio da mesa... uma taça cheia de tomates! E lembro-me de pegar num tomate e comer à dentada como se come uma maçã! Lembro-me perfeitamente de ficar toda suja... e lembro-me tão bem do sabor daqueles tomates!
Ora ... ter, pela primeira vez, tomates na minha horta foi uma loucura!!!!

Ter uma horta no terraço não dá grande produção mas dá um gozo tremendo! Quando colhemos o que plantamos, sentimos as quantidades de outra forma!

Pois então aqui vos deixo umas fotos dos petiscos e como fazê-los!
Fácil! Fácil!

Tábuas de tomates

* Tomate Coração de Boi, um aberto em quatro e outro fatiado, com pedras de sal marinho e um fio de azeite
* Queijo feta
* Pesto
* Coentros


* Tomate Cereja
* Queijo fresco com sal e pimenta
















Ovas e ovos
* Ovas de pescada cozidas | Colocar água a ferver com sal, pimenta, um pouco de piri-piri e louro. É importante condimentar bastante a água de cozer as ovas. Quando a água estiver a ferver, colocar as ovas congeladas (comprei frescas e congelei) e reduzir um pouco a temperatura. Deixar cozer cerca de 15 a 20 m.
* Ovos cozidos
* Coentros
* Fio de azeite.
















Salada de Courgette
* Cortar a courgette em fatias muito finas. temperar com sal, pimenta, limão e azeite cerca de 30 minutos antes de servir.
















Açorda de acelgas
* Picar cebola e colocar num tacho ao lume a refogar com azeite. Quando a cebola estiver douradinha, colocar as acelgas, previamente lavadas e temperar com sal e noz moscada. Saltear um pouco e colocar o pão (duro e previamente demolhado em água quente) e um pouco de água quente. Ir mexendo até o azeite e as acelgas estiverem bem envolvidas com o pão. Antes de servir colocar dois ovos e mexer.
















E cá está!
Assim se faz um jantar de petiscos, bem fresquinho para o Verão... e que teve como ponto de partida uma pequenina colheita de tomates na hortinha.

Estas fotos não foram editadas! Só têm o filtro da natureza! 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário