domingo, 17 de setembro de 2017

Bolo de Laranja... e o regresso dos Bolos dos Noivos

Bolo dos Noivos - V

Estamos de regresso… às receitas dos Bolos do Noivos!

Para quem chegou agora ao Blog e não sabe o que é isto dos bolos do casamento… recuem um pouco e leiam o primeiro post do Blog. É incrível como o tempo voa! Já passaram mais de dois anos desde aquela aventura.
Na altura, quando seleccionei as receitas dos bolos do casamento, tive de escolher umas receitas fáceis, fáceis… para minimizar o risco da aventura! Escolhi algumas daquelas receitas que nunca falham!
E este bolinho de laranja nunca falha e é muito fácil de fazer!













É daqueles bolos excelentes para aqueles dias “Apetece-me um bolo mas não quero ter muito trabalho” ou para os dias “Caramba! Quem me mandou a mim dizer que fazia um bolo para a festa e agora não me apetece sair do sofá!” 😉


Além de fácil, é um bolo delicioso, muito fresco e sempre fofinho! É uma receita adaptada de uma receita do livro base da Bimby.

Ingredientes
170 gr de açúcar
2 ovos inteiros + 2 gemas
220 gr de farinha
70 gr de manteiga (já sabem uso sempre Bécel Culinária)
1 laranja - grande e sumarenta
1 iogurte grego de laranja, limão e tangerina
1 colher de chá de fermento Royal
1 pitada de sal

Receita
Descascar a laranja e passar na varinha mágica (ou noutro processador) até ficar em polpa. Reservar.
Misturar, numa taça, o açúcar com os ovos inteiros e as gemas. Bater com a batedeira eléctrica durante 10 m.
De seguida, reduzir a velocidade da batedeira e juntar os seguintes ingredientes - a polpa da laranja, a manteiga, o iogurte grego e a pitada de sal.
Por fim, incorporar a farinha e o fermento. De preferência, envolver com uma colher de pau. Já sabem que é o método mais eficiente (*) mas, neste bolo, podem fazê-lo na velocidade mínima da batedeira (o suficiente para incorporar a farinha e o fermento com a massa).
E já está!
Colocar a massa numa forma untada previamente com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno a 200º e deixar cozer uns 30 minutos. A temperatura e o tempo variam consoante o forno pelo que devem ir controlando. O ideal é que fique bem cozido mas não queime nas bordas… fique douradinho.
















Desenformar e decorar a gosto! Nas fotos, coloquei açúcar pulverizado anti-humidade. Normalmente, tenho sempre em casa açúcar pulverizado feito em casa mas o açúcar em pó anti-humidade é fabuloso. Podemos pulverizar um bolo quente e o açúcar não desaparece com o quente dos bolos. Por outro lado, enquanto guardado, o açúcar não ganha humidade, ou seja, não fica duro nos frascos.
Podem encontrar à venda em casas da especialidade, como a Casa Januário, no Porto, ou a Confeipan, em Gaia, ou a Cantinho dos Paladares, na Maia…

Façam este bolinho para o regresso às aulas ou para o regresso ao quentinho das mantinhas no sofá que os dias já estão a ficar frios. Mostrem-me como ficou! É tão fácil de fazer que não têm desculpa para a preguiça.

Beijinhos


7 comentários: