segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Bolo de chocolate das crianças

Bolo dos Noivos - VII

Três anos... no passado dia 23 de Outubro, este blog fez três anos!
E vamos comemorar com uma nova receita de mais um dos Bolos dos Noivos - do casamento do meu irmão.
No meio daquela aventura, era necessário um bolo para a "mesa das crianças". Ora, nada melhor que um bolo de chocolate.
Como já disse aqui, tenho uma relação de amor/ódio com as receitas de bolos de chocolate... ora ficam deliciosos, ora ficam secos.
Por isso, sempre que descubro uma receita de bolo de chocolate que gosto... fico fiel à receita e repito, repito. Já aqui partilhei uma outra receita de bolo de chocolate e agora partilho esta que não falha.

A receita original é da Inês que tem um blog absolutamente lindo - "Ananás e Hortelã"! Tudo neste Blog é uma inspiração para mim, desde a Inês, às fotos lindíssimas e ao prazer que a Inês tem, tal como eu, quando tira um bolo do forno.
Na última publicação de Instagram, no dia de aniversário do blog, deixei uma pequena pista quanto à origem da receita - disse que era de uma blogger portuguesa de Culinária. A Inês comentou mas não desconfiou que seria uma receita sua. Acho eu!😊



























Partilho a minha versão da receita, alterada como habitual (adapto sempre as receitas com base naquilo que eu sinto sobre os ingredientes e a forma de os ligar) mas podem ver aqui a receita original da Inês.


Bolo:
Ingredientes:
3 chávenas de farinha
2 chávena de açúcar (roubo sempre na quantidade)
1 chávena de cacau em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sal fino
4 ovos
1 chávena de óleo de girassol ou amendoim
2 chávenas de água a ferver

Colocar numa taça os ingredientes sólidos (farinha, cacau, fermento, bicarbonato de sódio e sal) e envolver todos com uma colher de pau até ficarem todos misturados.
Bater os ovos com o açúcar durante 10m. Reduzir a velocidade e juntar o óleo. Adicionar, lentamente, os ingredientes sólidos a esta mistura - a massa vai ficar mais dura por isso cuidado com as varas da batedeira... se forem frágeis.
Por fim, juntar a água a ferver e bater tudo de novo.

Colocar numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Ir ao forno cerca de 180º durante cerca de 40m (este tempo é completamente ajustável ao forno, ao diâmetro da forma e à vossa preferência quanto à humidade ou não dos bolos). Idealmente, já sabem - teste do palito.

Cobertura:
Ingredientes:
2 ovos
120 gr açúcar
120 gr manteiga
120 gr chocolate em barra Pantagruel

Colocar todos os ingredientes num tacho e, sempre a mexer, levar a lume brando até derreterem totalmente. Quando obtiverem uma mistura homogénea, juntar o chocolate partido em cubos e continuar a mexer até derreter. Deixar arrefecer um pouco e colocar por cima do bolo.
















Este bolo é muito mas mesmo muito fofo. Nas primeiras vezes que o fiz, acontecia um mistério - quando colocava a cobertura de chocolate, o bolo abria completamente. Ficava delicioso mas simplesmente explodia. Sempre achei que seria por colocar a cobertura com o bolo ainda quente e, por isso, decidi arriscar e fazê-lo para o Dia do Casamento porque a decoração ia ser feita no dia seguinte e, por isso, achei que não ia acontecer.
Ora, o que aconteceu? No meio daquele nervosismo todo, no curto espaço de tempo que tive para decorar os bolos, mal coloquei a cobertura, o bolo começa a abrir... parecia um vulcão!!! 🙈 Quase tive um colapso... olhei à volta e vi o tecido que ia utilizar para as fitinhas das bandeirolas que iam enfeitar o bolo e, qual MacGyver, rasgo uma tira enorme do tecido e coloco à volta do bolo, apertando com força. Resultou! 😅
O bolo ficou com um aspecto de "explosão contrariada" mas não desmoronou. A piada é que o prato deste bolo tinha um coelhinho que, no final, parecia ter uma única missão - segurar o bolo!
Para perceberem bem o que aconteceu, partilho, de seguida, as fotografias tiradas, pela fabulosa Lara Jacinto, no dia do casamento. As fotos foram tiradas enquanto eu fazia todo o processo de decoração dos bolos (o que explica totalmente a toalha de plástico que colocaram na mesa porque eu estava a decorar em cima da mesa onde as restantes sobremesas iam ser expostas🙊).




















Das últimas vezes que fiz este bolo, reduzi a temperatura do forno (para aquela que aqui vos indico) e estas explosões não aconteceram. Não sei qual a explicação das explosões mas garanto... mesmo tosco, é sempre um bolo delicioso.
De qualquer forma, no dia do casamento, os miúdos adoraram e os crescidos roubaram, descaradamente, fatias deste bolo.

Espero que gostem e, mais uma vez, obrigada por estarem sempre aí! 💞

1 comentário: